Aviso: este conteúdo é resumido e pode conter algumas imprecisões, por isso não substitui a bula oficial do medicamento. Para obter todas as informações detalhadas, consulte a bula completa a partir do link a seguir.
Nome comercial :
ZIDER®
nome genérico
(cloridrato de memantina)
Apresentações :
Solução oral gotas em frasco com 15 mL
Solução oral gotas em frasco com 30 mL
20 mg/mL de cloridrato de memantina
População de uso :
Uso adulto
Via de administração :
Uso oral
Indicações / Para que este medicamento é indicado :
Zider® é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer moderada grave a grave e em outras demências caraterizadas por distúrbios da função cerebral, com os seguintes sintomas principais: distúrbios da concentração e memória, perda de interesse e distúrbios das funções motoras necessárias para efetuar atividades diárias e humor deprimido (síndrome demencial), condições que requerem aumento do cuidado e da vigilância. É indicado também no tratamento da espasticidade cerebral e espinhal, como por exemplo, resultante de disfunção cerebral em crianças, traumatismos cranianos, esclerose múltipla, paraplegia, acidentes vasculares encefálicos, Doença de Parkinson e síndromes parkinsonianas.
Mecanismo de ação / Como este medicamento funciona :
Zider®, cujo princípio ativo é o cloridrato de memantina, é indicado para pacientes com quadros de demências moderadamente grave a graves. A função da memantina na terapia é de retardar a progressão da doença. A memantina é utilizada no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer de moderadamente grave a grave, sendo um antagonista do receptor NMDA, melhorando a transmissão dos sinais nervosos e a memória. A memantina também possui um mecanismo de ação que exerce uma função protetora das células nervosas em situações de isquemia (falta de circulação sanguínea) ou hipóxia (falta de oxigênio) no cérebro, agindo também nos estados de rigidez muscular, como ocorre na doença de Parkinson. O tempo estimado para atingir a concentração máxima de memantina é de 6 a 8 horas.
Contraindicações / Quando não devo usar este medicamento :
Zider® é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade à memantina, a amantadina ou aos componentes de formulação do produto.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças e adolescentes.
Advertências e Precauções / O que devo saber antes de usar este medicamento :
Deve-se ter precaução nos pacientes em estados graves de confusão mental e em pacientes em tratamento com outros medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central.
Gravidez: Não há estudos adequados e bem controlados sobre a segurança do uso de memantina em mulheres grávidas. Os estudos em animais não demonstraram efeitos lesivos em relação à embriotoxicidade e teratogenicidade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica o do cirurgião-dentista.
Amamentação: É provável que a memantina seja excretada no leite materno; com isso, cuidados especiais devem ser tomados quando o produto for prescrito a mulheres que estejam amamentando.
Pacientes com disfunção renal: Em pacientes com disfunção renal, a dose deve ser ajustada, baseada na eficácia clínica terapêutica bem como na função renal do paciente, sendo que a mesma deve ser monitorada frequentemente. A memantina deve ser utilizada com cuidado em pacientes com disfunção renal.
Pacientes com disfunção hepática: Não é necessário ajuste na dose em pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada. Em pacientes com insuficiência hepática severa deve ser administrada com cautela.
Pacientes com epilepsia: A memantina deve ser utilizada com cuidado em pacientes com epilepsia.
Idosos: Os cuidados para pacientes idosos são os mesmos recomendados para os adultos.
Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Reações Adversas / Quais os males que este medicamento pode me causar :
Reações comuns (entre 1 e 10%):
Sistema nervoso central: confusão, tontura, dor de cabeça
Sistema respiratório: tosse
Sistema digestivo: diarreia, prisão de ventre
Reações incomuns (entre 0,1 e 1%):
Sistema nervoso central: alucinações, agressividade, ansiedade, depressão
Sistema cardiovascular: aumento ou diminuição da pressão arterial
Sintomas gerais: sintomas semelhantes à gripe, resfriado, fadiga, dor, ganho de peso
Sintomas musculoesqueléticos: dor nas costas
Sistema urinário: perda do controle da urina
Sistema digestivo: dor de estômago, vômitos
Reações raras (entre 0,01 e 0,1%):
Sistema nervoso: quedas, pensamentos sobre suicídio, alteração da forma de andar, insônia, mudanças de humor, nervosismo, convulsões
Alteração em exames laboratoriais: alteração dos exames do fígado
Sangue: redução da contagem das células do sangue, anemia, redução da contagem das plaquetas, redução da contagem dos glóbulos brancos, redução da contagem dos granulócitos (tipo de glóbulo branco), púrpura trombocitopênica trombótica
Sistema urinário: insuficiência renal aguda, desidratação, inchaço em todo corpo, infecção do trato urinário
Sistema cardiovascular: alteração do ritmo cardíaco, bloqueio atrioventricular, formação de coágulo nas veias das pernas, formação de coágulo nas veias dos pulmões, insuficiência do coração, ataque cardíaco, prolongamento do intervalo QT (alteração do eletrocardiograma), Torsades de Pointes (arritmia), ritmo cardíaco lento
Sistema digestivo: hepatite, pancreatite, náuseas, dor de garganta, perda de controle do intestino
Sistema respiratório: pneumonia, falta de ar, bronquite
Pele: síndrome de Stevens-Johnson (reação alérgica grave com lesões em todo o corpo)
Sintomas gerais: febre, perda de apetite
Metabolismo: aumento da glicose no sangue
Os efeitos colaterais são leves a moderados. As reações adversas mais comuns são alucinações, confusão, tontura, cefaleia e cansaço. As reações adversas menos frequentes são ansiedade, hipertonia (aumento do tônus muscular), vômito, cistite e aumento da libido.
Registrado por:
Libbs Farmacêutica Ltda.